Para além do seu nome, uma marca é reconhecida pelo seu logótipo. Mas, numa era cada vez mais informada, é dada cada vez mais importância aos valores que a marca transmite.
Se o nome e o logótipo são as identificações mais visíveis de uma marca, os valores e a missão são as peças importantes na ligação emocional entre a marca e o consumidor. A confiança associada a um determinado produto ou serviço está muito relacionada com os valores que são cultivados por aqueles que o consomem. Ou seja, mais do que a experiência, é cada vez mais relevante o brand awareness por detrás de todo o processo de compra.
Mais do que o objetivo último de apenas querer vender, quais são os passos até o fazer? Será que se preocupam com o ambiente durante o processo de produção? E para além de terem de explicar o “como” de todas as suas ações, as marcas têm também de explicar o “porquê”: o “porquê” é emocional, é uma promessa que a marca faz aos seus consumidores.
Numa era em que a informação é replicada a uma enorme velocidade, é fulcral saber comunicar e, sobretudo, saber comunicar a verdade por detrás de todos os processos e ações das empresas. É preciso saber cultivar a imagem da marca, para colher os melhores resultados.