Na era da tecnologia, já nada é igual a antes. Vivemos numa constante evolução e numa constante busca pela inovação e isso tem impacto em muitas áreas da nossa vida, até mesmo na forma como lideramos e somos liderados. Não está a ver como? Já vai perceber.

Antigamente, a forma como a indústria funcionava era bastante diferente dos dias de hoje. Os objetos eram fabricados a ritmos fora do normal e maioria das pessoas apenas tinha de executar de uma forma maquinal o que lhes era pedido. E se antes as pessoas ocupavam o lugar das máquinas, hoje, com o surgimento desta maquinaria, assistimos a uma mudança do panorama.

Nos dias que correm um bom líder já não é aquele que se limita a dar ordens ou a atribuir tarefas. Quanto mais caminhamos para um ambiente de trabalho de digital, onde as máquinas desempenham as funções mecânicas, mais um líder precisa de se focar nas características humanas dos seus colaboradores.

Com tanta tecnologia à nossa volta e cada vez mais a fazer parte do nosso trabalho, é mais importante do que nunca realçar a humanidade das equipas e dar valor às diferentes características de cada pessoa. Assim, para que isto aconteça, e para que os próprios trabalhadores se sintam motivados e, acima de tudo, valorizados, há determinadas características que um líder precisa de ter, os chamados aceleradores: a maneira como pensa, a forma como lida com o ambiente empresarial em que vivemos, a sua capacidade de ligar as equipas e a empatia são alguns dos exemplos. A lista poderia continuar, mas o que importa reforçar é que um bom líder dá origem a equipas motivadas e de alto rendimento, sendo que tudo isto irá culminar em objetivos cumpridos e bons resultados.

Ainda assim, ainda há muito a saber sobre esta temática da liderança. Assista ao vídeo e descubra!