Cultura. Algo que tanto nos caracteriza e que faz parte da nossa vida em sociedade, quase sem darmos por ela. Mas quando passamos de uma sociedade para uma organização, será a cultura igualmente importante?
De forma consciente ou inconsciente, todas as empresas e organizações têm uma cultura vigente. E agora que a pandemia nos bateu à porta, nunca antes as preocupações com a ética e as relações de trabalho foram tão pensadas e necessárias. Seja um pequeno negócio ou uma multinacional, a verdade é que todas as instituições têm os seus códigos de conduta. Na verdade, a cultura de uma organização é um fator preponderante na hora de se lutar por um sucesso a longo prazo.
No Aviso 3/2020 do Banco de Portugal pode concluir-se que, entre várias dimensões, a Conduta e a Cultura Organizacional têm um impacto bastante elevado numa organização, graças à influência decisiva na hora destas entidades supervisionadas gerirem a sua atividade. Já no relatório “Banking Conduct and Culture – A Permanent Mindset Change”, publicado pelo G30, estes dois fatores são fulcrais na hora de se construir uma relação de confiança nas instituições, bem como uma relação positiva entre os diferentes grupos de interesse internos e externos.
No fundo, a cultura vigente numa organização vai determinar o próprio comportamento dos seus colaboradores. Assim, é importante que se tenha conhecimento dessa mesma cultura e de que forma é que esta está alinhada com padrões de integridade. É fundamental não descurar a sua importância, o seu conhecimento e regular monitorização. Ao fazê-lo, será possível antecipar eventuais crises que podem contribuir para perdas financeiras e, até, reputacionais.
Agora, quer passar da teoria à prática e saber como pode conhecer e identificar a cultura da sua empresa? Assista a este vídeo!