A rentabilidade apresenta-se como o maior desafio atual para as empresas, com especial destaque para o setor financeiro. Mas apostar na sustentabilidade, com uma forte estratégia digital, pode ser chave para alterar o modelo de negócio e possibilitar a criação de valor a longo prazo.
A pressão para a transição transição para um modelo mais sustentável no mundo dos negócios tem vindo a agravar-se nas últimas décadas, mas isso não deve ser visto com um obstáculo. Na verdade, ao abraçar os conceitos de consciência social, a defender uma agenda política consciente, a proteger e incentivar o comportamento positivo do investidor, e a alavancar a mudança climática rumo a um futuro mais sustentável, as empresas, instituições não governamentais e os governos estão a aproveitar oportunidades de negócio.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) das Nações Unidas, mais do que barreiras, constituem metas a alcançar, em prol da sustentabilidade ambiental, social e económica. Quem desenvolver soluções ou serviços tendo como base esses Objetivos, estará a colocar a sua empresa no epicentro da transformação, com resultados financeiros promissores.
Os serviços financeiros têm um papel crucial a desempenhar nesta transição, nomeadamente através da introdução de novos produtos e serviços, tais como títulos verdes, títulos de sustentabilidade e fundos ESG.