Fernardo Teófilo, Manager | EY Advisory | Customer & Branding Experience

Fernardo Teófilo, Manager | EY Advisory | Customer & Branding Experience

Focado no dia a dia do negócio, é fácil que por vezes passem meses, às vezes anos, sem se verificar a eficácia das diversas componentes do seu marketing digital.

A sua marca está a ser capaz de atrair os visitantes “certos”? Depois de os atrair, consegue convertê-los em utilizadores ou clientes? E eles mantêm-se leais à sua marca? Responder a estas questões é precisamente o objetivo de um Digital Marketing Healthcheck. Comece por definir o que pretende “auscultar”. As escolhas dependem de cada caso. No entanto, há alguns vetores que podemos considerar como fundamentais e comuns à maior parte dos cenários:

Portais
O seu website é provavelmente o centro de todo seu ecossistema digital, para onde procura atrair o tráfego de todos os seus canais. A navegação é fluida e intuitiva? Todos os links funcionam? A informação é fácil de encontrar? Está atualizada? Respeita as normas internas e legais? O aspeto visual é atual? As páginas são visualizadas corretamente em todos os dispositivos? Está a oferecer a experiência que o utilizador procura e espera?

Redes Sociais
Está a maximizar o potencial da sua presença nas redes sociais? O tráfego “social” é aquele que procura? Como tem evoluído a comunidade? Há envolvimento? O que dizem sobre a marca nas redes sociais? A minha equipa sabe o que fazer em caso de “crise”? Os resultados são monitorizados?
O Digital Marketing Healthcheck pode responder a estas questões.

Conteúdos
É fundamental saber em que estado se encontram os seus conteúdos. Estão alinhados com as necessidades do consumidor, em cada momento da sua jornada? Tem os conteúdos de que necessita? Estão otimizados para a sua boa indexação? Cumprem as normas internas e legais? As mensagens e o tom estão alinhados com a marca? Estão atualizados? A “saúde” dos seus conteúdos dirá muito sobre a saúde do seu marketing digital.

Motores de Pesquisa
Os motores de pesquisa conseguem indexar bem os seus conteúdos? Consideram relevante o que encontram? Em que posição se encontra para as keywords mais importantes? Que expressões gera o tráfego mais alinhado com os seus objetivos?

Email Marketing
Observe os indicadores que revelam a eficácia dos seus envios. Verifique a conformidade com as normas em vigor, por exemplo na proteção de dados. Observe a segmentação, a manutenção de listas, o nível de personalização e de automação das mensagens.