A crise pandémica trouxe uma mudança de paradigma em vários pontos da nossa vida, incluindo no comércio eletrónico e de proximidade. Mas como será o futuro e qual é o papel desempenhado pelo comércio?

A pandemia de Covid-19 foi um dos acontecimentos mais marcantes das últimas décadas, levando à alteração de várias práticas, nomeadamente, dos padrões da mobilidade e consequente alteração nos hábitos de consumo.
Em Portugal, a mobilidade varia bastante. Nos centros urbanos de Lisboa e Porto a mobilidade é sempre maior, mesmo em confinamento; e, em zonas rurais, a mobilidade reduziu no período de confinamento. Porém, uma coisa é certa: o contexto pandémico levou ao crescimento do comércio de proximidade.

Se o paradigma mudou, também a logística sofreu alterações, onde as mercadorias tiveram de se adaptar a uma nova realidade e procurar soluções tão rápidas e necessárias como o comércio eletrónico. Atualmente, o consumidor é mais digital e exigente nas suas escolhas. Como tal, e com a crescente urbanização no país, a procura pelo comércio eletrónico é mais quotidiana e atenta, uma vez que o consumidor já não abdica da personalização da entrega, tempo e segurança da mercadoria.

Dados da Alliance For Logistics Innovation Throught Collaboration in Europe revelam que o transporte de mercadorias urbano é responsável por cerca de 25% das emissões de CO2 nas cidades. Com uma nova realidade e uma maior exigência do consumidor, é importante investir no setor para atingir uma maior eficiência energética, diminuição da poluição e um aumento da segurança nos transportes.
Mas, então, qual será a solução? O primeiro passo é repensar a logística de forma a otimizar e potenciar a última fase de distribuição. Para além disso, recorrer ao uso de não profissionais do setor para entrega direta aos clientes pode ser uma das opções, uma vez que existe uma otimização de custos e o cliente pode estar no local à hora da entrega.

A capacidade de reação e o empenho em arranjar respostas e soluções às preferências, expectativas e exigências dos consumidores é o passo certo no caminho para a retoma da Economia e prosperidade.

Mas qual é o papel do comércio eletrónico e de proximidade nesta mudança de
paradigma global? Assista ao vídeo para descobrir!