São vários os cenários para o futuro da mobilidade: velho normal, grande salto, rural digital e personalização. Mas o que dita cada cenário para a mudança acelerada do ecossistema da mobilidade?

O ecossistema da mobilidade está em constante mudança acelerada. Essas mudanças implicam que toda a sociedade reflita sobre os sinais, incertezas e tendências para construir o futuro.

São vários os cenários para o futuro da mobilidade. Desta forma, o caminho deve ser feito com uma abordagem a partir do futuro para o presente, onde a construção é feita em médio e longo prazo.

A incerteza está relacionada com a intermodalidade entre os sistemas de mobilidade que assentam numa oferta eficiente de transportes como condição essencial para o desenvolvimento económico, coesão social e crescimento sustentável. Outra das incertezas é o grau de concentração urbana, que tem como base a mudança do paradigma do êxodo rural.

Com quatro cenários em destaque: velho normal, grande salto, rural digital e personalização, o cenário rural digital é o que poderá tornar-se o “novo normal” com a adoção em massa do teletrabalho e os serviços de mobilidade a privilegiarem a concorrência à cooperação. Por outro lado, o cenário personalizado pode tornar-se uma realidade futura se o trabalho remoto for adotado em grande escala pela sociedade e os fornecedores de transportes cooperarem entre si.

As rotinas e horários dos passageiros vão tornar-se únicos e imprevisíveis. Nesse sentido, os passageiros acabam por preferir o transporte individual privado, car-sharing e outras formas de mobilidade alternativa. Assim, o modelo de negócio principal conta com uma adaptação da rede de transportes para novas rotas.

Assista ao vídeo para perceber melhor no que consiste cada cenário e as principais incertezas no que diz respeito à mobilidade!